24º Bienal Internacional do Livro de São Paulo


A 24º Bienal do Livro de São Paulo ocorreu dos dias 26 de agosto a 4 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, ou seja, acabou nesse final de semana. A Bienal proporciona o encontro entre editoras, livrarias e distribuidoras do país, contando com cerca de 480 marcas e com importantes lançamentos em um espaço total de 60 mil metros quadrados.
Mas...? Malu...? Qual é a boa notícia nisso? A boa notícia é: eu estive lá!
Não sei se você gosta de livros do mesmo modo que eu, mas, se gosta de ler, a bienal é o evento mais que indicado para você! Um local onde encontramos diversos autores nacionais (os que já conhecemos e os que conhecemos lá mesmo), muitas promoções, variedades de livros, prateleiras recheadas de livros, muitas pessoas... já disse que tem livros?
Como foi minha experiência? Bom, quase sem palavras para descrever, mas acho que FANTÁSTICA seria bem adequado. Quando cheguei lá pensei: "Estou a dois passos do paraíso...". Em cada estande que eu entrava era uma paixão diferente (na verdade, eram várias), capas, títulos, autores... Ah, meu Deus. Queria todos os livros, e se pudesse, com certeza teria levado para casa. Era "nossa, quero ler esse livro faz tempo!" pra cá, "que capa bonita!" pra lá, "esse livro é muito bom!"... pensem em uma criança em um parque de diversões.  Agora mude o ambiente, ao invés de um parque de diversões imaginem a bienal do livro. Essa criança sou eu!
Apesar de termos como atração principal as prateleiras cheias de livros, não era somente isso que havia lá. As editoras sempre montam seus estandes inspirados em seu maior sucesso, sendo assim, a Rocco montou o estande todinho inspirado em Harry Potter (!), com acessórios que podemos encontrar no universo do bruxo. Imagina um estande lotado de gente. Esse era o estande da Rocco. E ficou ainda mais cheio, quando estavam entrevistando a autora do livro "Meu Nome é Amanda" (estava lá neste exato momento). Agora, outra editora que se inspirou em um de seus livros de maior sucesso foi a LeYa, que trouxe Game of Thrones para dentro da bienal, imagina só como é que estava o ambiente... sangue, cabeças decepadas, dragões e mais sangue... se acalme... não arregale esses olhos... estava só brincando! Na verdade, havia uma réplica do Trono de Ferro e, claro, sentei-me nele e me senti governando os sete reinos (Robert Baratheon, tenho que concordar com você, sentar-se no trono de ferro não é confortável, ao que me parece, espadas não fazem um bom assento). 
Havia um outro estande que também me chamou a atenção, não um estande de livrarias ou editoras, mas um estande da Prefeitura de São Paulo, que trazia como convidada a Cia. Panturrilha, que apresentava o Teatro Lambe-Lambe (que é um teatro com miniaturas). Não sei se vocês já conhecem essa modalidade do teatro, mas é assim que funciona: tem uma espécie de caixa, aberta em ambos os lados, de um lado fica quem vai assistir,  e do outro a pessoa que vai fazer, e cá entre nós, não é fácil fazer isso não! Lá no estande estavam apresentando um poema de Manoel de Barros, chamado "O Menino que Carregava Água na Peneira", o poema é lindo (ótima escolha) e o manuseio das miniaturas era maravilhoso. Agora pensa só, como é que uma pessoa sai desse estande? MARAVILHADA! Pelos quatro minutinhos que fiquei ali, assistindo ao teatro de miniaturas, embasbacada, era como se a bienal parasse de ser um lugar barulhento e fosse só um grande poema de Manoel de Barros, senti uma paz imensa. Meu pensamento era: " Deve ser muito difícil fazer isso!" e "Como é que um ser humano consegue?". Bom, caso tenham se interessado pelo Teatro Lambe-Lambe, entrem no site (aqui) e acompanhem o grupo.
Na Bienal também há a interação entre leitores e autores, assim, muitas vezes esbarra com autores dentro de estandes, no meu caso, esbarrei com 3. Todos eles foram muito simpáticos, super atenciosos, e claro, comprei o livros deles para que autografassem. Comprei o livro "Sinto sua Falta", da Lígia Miraglia, "A Garota de Treze", da Lilian Reis e "O Oitavo Vilarejo" de Gustavo Rosseb. 3 livros que logo vou ler e que parecem muuuito interessantes!! (Mal posso esperar para compartilhar com vocês esses livros!).
Já deu para perceber que a bienal do livro é o local ideal para você (você mesmo) que gosta de ler. A bienal foi assim, dei entrevista, conversei com autores, peguei vários marca-páginas, sentei no trono de ferro, babei nas prateleiras e andei muuuito. Enfim, pessoal foi incrível, adicionei mais livros a minha lista (que já não é pequena), tive experiências maravilhosas e sim, na próxima bienal estarei lá. Me aguarde bienal!

Comentários

Postagens mais visitadas