Resenha: Escutei Dentro de Mim



"Escutei Dentro de Mim" é uma coletânea de textos e poesias escritos por Juvenal Arruda. As poesias encontradas no livro de Juvenal são intimistas, com temas como paixão, a adolescência, a transição da juventude para a vida adulta, o fazer poético. São textos apresentados de forma clara, capazes de nos transportar para dentro das páginas... Criar imagens em nossa cabeça.

Eu amei o livro! Ele é daqueles que, após seu término, nos deixa com aquele gostinho de quero mais! Uma das poesias de que gostei bastante é intitulada "Semente", que fala sobre a semente de fazer poeta, sobre as palavras, e, apesar de não ser uma poetisa, as palavras possuem bastante significado para mim, afinal a palavra escrita é a minha principal  forma de expressão. Outra que adorei foi "Outono", que fala sobre as memórias, pois ele combina com a minha personalidade introspectiva, e entre tantos outros, que abordam sobre outros assuntos, como uma que se chama "Silêncio", que também me identifiquei bastante, leiam e saberão do que estou falando!

Já li alguns livros de poesia, não muitos, e essa é a minha primeira resenha de um livro deste estilo, mas eu adorei lê-lo! E, com certeza, adorei as poesias! Devo dizer que achei a apresentação incrível, genial! Já adorei o livro pela apresentação! Saca só:

"Muitos me perguntam por que escrevo poesia, já que minha geração de jovens escritores escreve ficção, romance... Para ser sincero, não tenho uma resposta exata. Escrevo poesia porque sou poesia. A gente escreve o que é!"

Gente, super recomendo a leitura deste livro! Seja você adulto ou adolescente, ou mesmo na transição entre essas duas fases, se identificar com as poesias de Juvenal Arruda é muito fácil! São poesias carregadas de sentimentos. Juvenal é um autor jovem, e é muito legal saber que nós ainda temos jovens se dedicando a poesia, tirando o fato de que devemos incentivar os jovens escritores, principalmente os nacionais.

Um pouco sobre o autor (contado por ele próprio!):

"Falar sobre como nasceu meu amor pelos livros é algo doloroso. Eu fui péssimo no período da alfabetização (risos). Tive muita dificuldade no processo de aquisição da leitura e escrita. Mas é mais que provável que eu tenha superado tudo isso. Comecei a ler muito aos dez anos de idade. Desde então, não parei mais. Leio de tudo. A escrita surgiu da necessidade de também contar minhas histórias e sobre meus sentimentos mais latentes. Escrevia muitos poemas e contos. A poesia começou a me chamar a atenção pois, por meio dela, podemos expressar nossa alma. É algo que ainda não consigo explicar, mas sempre tive necessidade de expor meus sentimentos.
A ideia de publicar um livro se deu anos depois, quando tinha quinze anos. Queria muito ser lido e continuar escrevendo. Naquela época a publicação era mais difícil do que hoje. Anos depois, ganhei um concurso na categoria poesia e passei a ser monitor de um programa chamado Jovens Escritores.
Aí, consegui publicar meus dois primeiros livros de poesia. No fim de 2016 consegui aquilo que mais almejava, uma publicação por uma editora
maior, que pudesse me lançar por todo o país. Assim, consegui uma publicação por uma editora do Rio de Janeiro, a Autografia. Ela lançou meu terceiro livro - Escutei Dentro de Mim. No início de 2017 fiz o primeiro lançamento em minha cidade e foi algo maravilhoso. Agora estou trabalhando em minha primeira fantasia, que se chama Alma Avulsa. Enfim, é isso que quero continuar fazendo, ler muito e escrever muito mais. É isso que amo. Amo a literatura! Um matrimônio sem divórcio."
A história de Juvenal Arruda é sensacional. Começou a escrever tão cedo! Três livros já publicados e mais um a caminho! Repito: S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L.

Comentários

  1. Malu, muito grato pela resenha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina! O seu livro é incrível! Eu que agradeço! Boa sorte com o seu próximo livro!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas