Resenha: Caixa de Pássaros



Caixa de Pássaros é um livro escrito por Josh Malerman, e é seu romance de estreia. Um thriller aterrorizante, além de um terror psicológico bem construído e uma narrativa tensa que nos faz querer ler sempre mais.
Malorie está indecisa, não sabe se deve sair da casa e ir para o rio, não sabe se a neblina é espessa o suficiente para acobertar sua saída de qualquer tipo de criatura que possa estar a espreita. Não tem certeza se é a opção mais segura para seus filhos. Mas é a melhor opção. Eles devem ir. E devem ir agora, antes que mude de opinião e sua certeza se transforme em dúvida.
Há quatro anos um surto se iniciou. Algo faz com que as pessoas se tornem extremamente agressivas, algo as faz tirar a própria vida. Antes era só um caso isolado, mas agora é algo corriqueiro e está acontecendo em todos os lugares. Era uma notícia trágica atrás da outra e passavam em todos os jornais, o dia inteiro, mas agora, é muito difícil ouvir essas notícias, não por que tenha parado, mas pelo simples fato de que não temos mais internet, nem TV e os jornalistas estão em suas casas tentando se proteger. O motivo? As pessoas veem algo e simplesmente ficam agressivas e acabam por tirar a própria vida. O que as faz fazer tal coisa? Ninguém sabe. Todos os que veem, o que quer que seja, perdem a cabeça.
Malorie e as crianças, agora, estão no rio, em um barco achado algum tempo atrás. Algo os segue. Não dá para saber exatamente o que e nem ver o caminho adiante. Ela deve confiar nos ouvidos treinados de seus filhos. Estão vendados. Desde que o surto começou, as pessoas tamparam as janelas com cobertores, trancaram as portas, e para sair de casa, só saem com vendas, para que as “criaturas” não as afetem. Ela não vê o mundo há quatro anos, tudo que tem são memórias das cores, do céu. Já as crianças, nunca viram nada que não fosse o interior da casa que os abriga desde que nasceram e nunca ouviram a voz de outro adulto, senão a da mãe.
Antes das crianças nascerem, Malorie vivia naquela mesma casa, com outras pessoas, as pessoas que a acolheram quando ela, grávida, não tinha mais nenhum lugar para ir. Cheryl, Don, Jules, Felix, Tom, além de Olympia, que chegou depois dela, também grávida. Tom o líder daquele pequeno grupo e amigo de Malorie, aquele que sempre consegue inspirar esperança não só nela, mas no grupo também, ele que sempre busca alternativas, pensa em outras formas de enfrentar os problemas, está sempre criando novas invenções para auxiliá-los nesse novo mundo sombrio.

"Um livro que deve ser lido de uma só vez. Ninguém havia escrito uma história de terror como essa antes." 

- Hugh Howey, autor de Silo

Esse livro já estava na minha listinha há algum tempo e quando o vi na prateleira da livraria, tive que comprá-lo, e olha, valeu a pena. Logo no começo do livro já fiquei curiosa sobre o que estava acontecendo, e quis ler mais. Caixa de Pássaros é uma narrativa extremamente cativante que faz com que queiramos ler “só mais uma página”, “só mais um capítulo” e que nos prende desde o início em seu universo. O livro alterna entre passado e presente de maneira genial, uma vez que ambos são igualmente cativantes.
Como dito acima, o livro alterna entre presente e passado, o presente, quando ela está no rio, vivendo os terrores de um mundo que não enxerga, com seus filhos, em um barco, constantemente ouvindo sons de alguém – ou algo – que os segue, o cansaço de remar durante muito tempo e o medo. E no passado, quando tinha seus amigos morando na casa, pouco depois do surto ter se iniciado e tirado a vida de sabe-se lá quantas pessoas ao redor do mundo, forçando os sobreviventes a viverem imersos em escuridão.
O livro conta com diversos momentos tensos em que é quase impossível parar a leitura, momentos de puro terror e momentos perturbadores, tanto no presente como no passado. O melhor de tudo isso: o terror de uma criatura que não enxergamos, portanto ficamos apreensivos junto com seus personagens. Somos empurrados para esse universo perturbador onde qualquer olhadela para o mundo lá fora pode significar a morte.
 A maneira como Malerman escreve nos aproxima dos personagens, não só de Malorie, e que nos faz tremer em certos momentos, prender a respiração, roer as unhas, com descrições de cena impressionantes e chocantes. Realmente um livro que gostei bastante, e que me interessou muito, um livro que recomendo especialmente para quem é fã do gênero, mas também para aqueles que se interessaram ou ficaram curiosos.
O livro de Malerman será adaptado para as telonas. Além de Sandra Bullock, o elenco conta com John Malkovich, Sarah Paulson (American Horror Story), Rosa Salazar (Maze Runner: Prova de Fogo), Trevante Rhodes (Moonlight: Sob a Luz do Luar), Danielle Macdonald (Patti Cake$) e Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida). O filme teve os direitos adquiridos pela Netflix, a direção é de Susanne Bier (Em um Mundo Melhor) e o roteiro fica nas mãos de Eric Heisserer (A Chegada).

Agora lembre-se: NÃO ABRA OS OLHOS!

Título oficial: Bird Box
Autor(a): Josh Malerman
Número de páginas: 272
Editora: Intrínseca

Comentários

Postagens mais visitadas