Resenha: Peaky Blinders - A gangue na Inglaterra do século XX


Resultado de imagem para peaky blinders

Já fazia algum tempo que eu tinha adicionado essa série na minha lista de séries para assistir, mas sempre acabava passando reto por ela no imenso catálogo da Netflix por motivos que desconheço, uma vez que a história havia me chamado a atenção. Acontece que eu resolvi iniciar a série e devo dizer que foi uma excelente escolha! A série é melhor ainda do que eu esperava! E nesse post vou explicar os motivos.
Para aqueles que não conhecem o enredo, Peaky Blinders se situa na Inglaterra de 1919, pós 1ª Guerra Mundial, e acompanha a família Shelby. A história da série é inspirada nas gangues que surgiram no pós-Guerra, e, na trama, a gangue dos Peaky Blinders é reconhecida pelas roupas, andam sempre muito bem vestidos e elegantes, com seus ternos e coletes sob medida. Além disso, sempre com suas boinas com lâminas, marca registrada da gangue, usadas geralmente para atacar os inimigos na altura dos olhos. Os Shelby ganham seu dinheiro a partir da manipulação em apostas de corridas de cavalos e algumas outras atividades ilegais, como roubo de mercadorias.

Motivos para assistir:


O Elenco

Na trama, o líder dos Peaky Blinders é o gângster Thomas Shelby, interpretado por Cillian Murphy. O ator já participou de longas como Batman Begins, A Origem e Dunkirk. Cillian interpreta o líder da gangue de maneira magistral, sua atuação na série é um dos pontos altos da trama, e nos apresenta um personagem com nuances e camadas dramáticas, assombrado por suas memórias do tempo em que lutou na França durante a Grande Guerra em contraponto com o frio e inteligente líder de uma das gangues de maior influência em Birmingham, na Inglaterra.
Vale também ressaltar a grande atuação de Helen McCrory, que interpreta a tia Polly. Polly ficou na liderança das atividades da gangue durante a guerra, e é uma mulher independente e durona, com uma personalidade forte, embora bondosa e gentil. Helen nos presenteia com uma atuação impecável de uma personagem aterrorizada por um passado nebuloso e doloroso, carregado por memórias amargas, além de possuir uma inteligência ímpar, sendo o braço direito de Tommy.
Também temos o ator Paul Anderson, que interpreta Arthur Shelby, o primogênito. Paul encarna um Shelby que batalha com seus demônios interiores e que apresenta um dos maiores desenvolvimentos de personagem na trama. O ator consegue nos transmitir com sinceridade cada fase de seu personagem e de seu arco dramático.

Resultado de imagem para peaky blinders


A Trama

Desde o primeiro episódio nos deparamos com a ambição e a inteligência de Thomas Shelby (ou Tommy, para os íntimos). E, ao longo da primeira temporada, Tommy já demonstra sua capacidade estratégica para transformar uma situação ruim em algo à seu favor.
Ao longo da série, as individualidades de cada personagem são exploradas e seus arcos são construídos individualmente. A série é desenvolvida rapidamente e logo no primeiro episódio já nos encontramos submersos na Inglaterra do século XX, em pleno pós-Guerra.

Os Shelby possuem uma disfuncionalidade familiar magnética, e, embora possuam diversos problemas, sempre estão juntos.


A Trilha Sonora

A trilha sonora de Peaky Blinders é um show à parte. A combinação de músicas com ritmos e composições atuais em uma ambientação do século XX pode parecer simplesmente absurda, mas em Peaky Blinders realmente funciona, aliás, funciona muito bem. A costura entre as cenas e a trilha sonora é impecável, e é possível assistirmos um Shelby com sua boina característica e terno sob medida batendo em um integrante de uma gangue italiana ao som de Crying Lightning do Arctic Monkeys.

Resultado de imagem para peaky blinders

A série é uma boa pedida para quem curte histórias baseadas em fatos históricos e ela nos coloca em contato com com a realidade e o modo de vida da Inglaterra no pós-Guerra. É uma série com uma trama um tanto complexa e densa, portanto não é exatamente aquele tipo de série que você assiste para passar o tempo, é daquele tipo “piscou, perdeu algo importante”. Mas é muito atrativa e vale muito uma maratona para já ficar viciado no universo de Peaky Blinders.

É também boa para passar o tempo nesse período em que o mais recomendado é ficar em casa e, se possível, ficar de quarentena para tentarmos conter o avanço do novo coronavírus, o COVID-19.


Resultado de imagem para gif by order of the peaky blinders

Comentários

Postagens mais visitadas