Cidade Invisível – Um grande passo para as produções brasileiras

 

Foto: Divulgação

“Cidade Invisível” é o novo fenômeno do catálogo da dona Netflix e não podia ser menos. A série possui conteúdo original e uma abordagem policial e fantasiosa incrível. E o melhor de tudo: é brasileira!

A trama é envolvente, com uma pegada mística sutil, mas poderosa. É um thriller policial empolgante e adulto e envolve nosso amado folclore. Sim! O folclore brasileiro está vivo!

No começo somos apresentados a uma tragédia familiar, um mistério. Nosso protagonista, Eric (interpretado por Marco Pigossi), de luto é jogado à uma realidade sobreposta à sua, onde aquelas criaturas fantásticas do folclore são reais. E elas vivem entre nós. Fragilizadas. Quase esquecidas.

Eric fará de tudo para descobrir o mistério que ronda sua cabeça, mas quanto mais se debruça sobre o caso, mais envolvido ele fica com as entidades folclóricas. O boto cor-de-rosa, de água doce, encontrado morto na orla da praia é só o começo. À medida que investiga, mais acontecimentos estranhos rondam seu entorno.

Foto: Divulgação

A série “brinca” com a realidade e a fantasia e envolve a trama com um ar místico e misterioso, nos deixando na vontade por mais. O contexto de esquecimento das entidades folclóricas que ronda a série é justamente o que a torna mais relevante, atual e torna a história poderosa. Nos relembra a força e a magia do nosso próprio folclore.

Saci Pererê, Cuca, Iara, Curupira.... Os seres da nossa cultura são trazidos para a atualidade tão verdadeiramente que é quase impossível não pensar “e se..?”. “E se as criaturas do folclore vivessem entre nós?”

A fotografia da série também não deixa a desejar, ela contribui para a criação da atmosfera da série e deixa no ar aquela nuvem misteriosa, mística e convidativa. Somos sugados pela tela, hipnotizados pelo canto da Iara, pelas peripécias do Saci e pela atmosfera da Cuca, mas também pelo drama e persistência de Eric. Tudo isso, torna a trama magnética.

Foto: Divulgação

O final da primeira temporada de Cidade Invisível deixou um gostinho de quero mais, ela finaliza o arco inicial da história e tem sua resolução, mas deixa espaço para uma nova temporada. A segunda temporada pode trazer um enfoque maior nas entidades que já vimos, e também incluir novos personagens e entidades na trama. E, por fim, caso a segunda temporada realmente seja confirmada pela Netflix, ela nos mostrará qual foi, afinal, o destino de Eric.

A série de Carlos Saldanha, e sua releitura do folclore brasileiro trazido para a realidade atual dá um quentinho no coração, pelo menos para mim. Me orgulha ver o Brasil representado nas telinhas. Nós temos uma cultura muito rica, muito instigante e muito interessante e vale, sim, tê-la representada tanto aqui dentro, tanto na gringa. Mostrar nossa história é sempre importante. Consumimos muitas produções lá de fora que contam suas próprias histórias locais, então por que não contarmos a nossa?

Foto: Divulgação

Em minha opinião, Cidade Invisível pode conectar ainda mais o público brasileiro com histórias brasileiras, aproximar os brasileiros da nossa própria produção e conteúdos originais do nosso país. Precisamos que nossas produções sejam reconhecidas e ampliadas, disseminadas pelo país, precisamos que o preconceito com o que é produzido pela nossa gente seja transformado em admiração, em algo para comemorarmos.

Dito isso, acrescento a importância dos streamings, mas mais especificamente da Netflix. Nos últimos anos, a Netflix tem trazido conteúdos mais diversificados, feitos em diversos países, fora da bolha de Hollywood, e tem se esforçado para produzir conteúdo original em línguas diferentes, contar histórias diferentes, séries e filmes produzidos em outros países e disponibilizados em sua plataforma global. Com o imenso catálogo que possui e os mais diversos públicos de assinantes espalhados pelo globo, ela democratiza o acesso a conteúdos distintos e à produções do mundo todo. Que sensacional!

Não estou dizendo que os conteúdos de Hollywood não devem ser assistidos, de maneira nenhuma, apenas acho legal conhecermos e vermos produções de outros países e continentes, histórias e culturas distintas, não é bacana? Tem muita gente produzindo coisas interessantes em muitos lugares diferentes.

Foto: Divulgação

Cidade Invisível está disponível na Netflix. A segunda temporada ainda não foi confirmada pela Netflix.

Comentários

Postagens mais visitadas