Resenha: O Oitavo Vilarejo


O Oitavo Vilarejo é o primeiro livro da série "As Aventuras de Tibor Lobato", escrito por Gustavo Rosseb. Tive o prazer de conhecê-lo na bienal do livro, ele é super simpático,  autografou o livro para mim (yay!) e ainda bateu um papo.
A história é focada nos dois irmãos Lobato, Tibor, o caçula, e Sátir, a mais velha. Tibor e Sátir possuem uma história de vida triste, eles perderam os pais em um incêndio acidental, tendo que ir para um orfanato. Depois de dois terríveis anos no orfanato, a avó deles, Dona Gailde, finalmente os tira de lá, levando-os para seu sítio. Pouco tempo depois, ambos descobrem que faltam poucos dias para a quaresma, que é um período de mais ou menos 40 dias em que coisas estranhas acontecem por aquelas bandas.
Quando a quaresma finalmente começa, Tibor e Sátir descobrem o motivo pelo qual os habitantes da região tanto temem a quaresma. Com o novo amigo Rurique, os três descobrem que há criaturas e fenômenos horripilantes que ocorrem, principalmente, na quaresma, fenômenos que assombram os Sete Vilarejos. Tudo começa com um misterioso gorro achado na casa de seu Pereira, um senhor sumido há dois anos, e logo os Lobato descobrem que as criaturas que acreditavam existir somente no folclore, criaturas que acreditavam ser somente parte de histórias contadas, são reais, e põe real nisso! Também descobrem que alguns desses fenômenos podem estar ligados à família deles e que há a possível existência de um Oitavo Vilarejo.
Durante a leitura de O Oitavo Vilarejo temos momentos descontraídos, momentos de tensão, páginas de acelerar o coração e páginas de prender a respiração. O resultado? Continuamos lendo! Não tem como parar, temos que descobrir o que acontecerá! Um livro sem enrolação, logo de início já estamos a par da história. Um enredo bem original e super dinâmico. Achei muito legal a ideia de colocar o folclore brasileiro, colocar um "tempero" brasileiro. Nas páginas encontramos diversos personagens bem conhecidos do nosso folclore - como o Boitatá, a Cuca e a Mula Sem Cabeça.
Algo bastante interessante é o mix de folclore, realidade e ficção, uma pitada de suspense e diversão e voilà! Um equilíbrio perfeito entre páginas de prender o fôlego e páginas que nos divertem. Preciso admitir: quando li o título do livro fiquei bem curiosa a respeito e conforme a leitura fluía minha curiosidade só aumentou.

PS: Terminei o livro rapidinho!! Fiquei naquele tal de "só mais um capítulo" que, na verdade, se transformava em vários e aí já viu, né?!?!

Já imaginou se deparar com um

saci velho em meio à floresta?

Ou quem sabe descobrir que é

descendente do Curupira?

Ou descobrir um amuleto que pode

dar a você poderes inimagináveis?

"Junte uma porção de Harry Potter e Desventuras em 

Séries com uma pitada de folclore brasileiro
e está pronto o livro."
- Folha de S. Paulo

Se eu estou ansiosa para A Guardiã de Muiraquitãs? HAHA... Claro!!

Título oficial: --
Autor(a): Gustavo Rosseb
Número de páginas: 223
Editora: Jangada

Comentários

Postagens mais visitadas