Resenha: Escutei Dentro de Mim
"Escutei Dentro de Mim" é uma coletânea de textos e poesias escritos por Juvenal Arruda. As poesias encontradas no livro de Juvenal são intimistas, com temas como paixão, a adolescência, a transição da juventude para a vida adulta, o fazer poético. São textos apresentados de forma clara, capazes de nos transportar para dentro das páginas... Criar imagens em nossa cabeça.
Eu amei o livro! Ele é daqueles que, após seu término, nos deixa com aquele gostinho de quero mais! Uma das poesias de que gostei bastante é intitulada "Semente", que fala sobre a semente de fazer poeta, sobre as palavras, e, apesar de não ser uma poetisa, as palavras possuem bastante significado para mim, afinal a palavra escrita é a minha principal forma de expressão. Outra que adorei foi "Outono", que fala sobre as memórias, pois ele combina com a minha personalidade introspectiva, e entre tantos outros, que abordam sobre outros assuntos, como uma que se chama "Silêncio", que também me identifiquei bastante, leiam e saberão do que estou falando!
Já li alguns livros de poesia, não muitos, e essa é a minha primeira resenha de um livro deste estilo, mas eu adorei lê-lo! E, com certeza, adorei as poesias! Devo dizer que achei a apresentação incrível, genial! Já adorei o livro pela apresentação! Saca só:
"Muitos me perguntam por que escrevo poesia, já que minha geração de jovens escritores escreve ficção, romance... Para ser sincero, não tenho uma resposta exata. Escrevo poesia porque sou poesia. A gente escreve o que é!"
Gente, super recomendo a leitura deste livro! Seja você adulto ou adolescente, ou mesmo na transição entre essas duas fases, se identificar com as poesias de Juvenal Arruda é muito fácil! São poesias carregadas de sentimentos. Juvenal é um autor jovem, e é muito legal saber que nós ainda temos jovens se dedicando a poesia, tirando o fato de que devemos incentivar os jovens escritores, principalmente os nacionais.
Um pouco sobre o autor (contado por ele próprio!):
"Falar sobre como nasceu meu amor pelos livros é algo doloroso. Eu fui péssimo no período da alfabetização (risos). Tive muita dificuldade no processo de aquisição da leitura e escrita. Mas é mais que provável que eu tenha superado tudo isso. Comecei a ler muito aos dez anos de idade. Desde então, não parei mais. Leio de tudo. A escrita surgiu da necessidade de também contar minhas histórias e sobre meus sentimentos mais latentes. Escrevia muitos poemas e contos. A poesia começou a me chamar a atenção pois, por meio dela, podemos expressar nossa alma. É algo que ainda não consigo explicar, mas sempre tive necessidade de expor meus sentimentos.
A ideia de publicar um livro se deu anos depois, quando tinha quinze anos. Queria muito ser lido e continuar escrevendo. Naquela época a publicação era mais difícil do que hoje. Anos depois, ganhei um concurso na categoria poesia e passei a ser monitor de um programa chamado Jovens Escritores.
A história de Juvenal Arruda é sensacional. Começou a escrever tão cedo! Três livros já publicados e mais um a caminho! Repito: S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L.Aí, consegui publicar meus dois primeiros livros de poesia. No fim de 2016 consegui aquilo que mais almejava, uma publicação por uma editora
maior, que pudesse me lançar por todo o país. Assim, consegui uma publicação por uma editora do Rio de Janeiro, a Autografia. Ela lançou meu terceiro livro - Escutei Dentro de Mim. No início de 2017 fiz o primeiro lançamento em minha cidade e foi algo maravilhoso. Agora estou trabalhando em minha primeira fantasia, que se chama Alma Avulsa. Enfim, é isso que quero continuar fazendo, ler muito e escrever muito mais. É isso que amo. Amo a literatura! Um matrimônio sem divórcio."
Malu, muito grato pela resenha linda!
ResponderExcluirImagina! O seu livro é incrível! Eu que agradeço! Boa sorte com o seu próximo livro!!
Excluir